quinta-feira, 7 de maio de 2009

Agindo pelo planeta de forma democrática

Hoje, no mundo contemporâneo que nos encontramos com tantos recursos, tecnologia muitas opções, mesmo assim encontramos falhas, seja no meio de comunicação, seja a transmissão das informações, qua acaba não sendo disponível a todos os públicos, os que normalmente tem acesso são as classses mais privilegiadas , para enfatizar esses argumentos como exemplo falarei das diversidades tecnológicas disponível, porém, nem todos tem acesso, como uma obra audiovisual nem sempre é democrática o que impossibilita o acesso e conhecimento a todos e nesse caminho quantas informações são perdidas, pois sendo democrático e caí nas mãos dos maus intencionados surge à pirataria que acaba desviando os lucros e o reconhecimento pelo trabalho e dedicação daquele que o elaborou. Então ocorre para a maioria da população que é de classe baixa a perca de informações por não ter condições de pagar para ver um filme, comprar artigos que são caros ou até usufruir de recursos interessantes e criativos, como os oferecidos pela Arte Digital. Talvez uma possível solução para que todos ou a grande maioria pudessem ter acesso à obra audiovisual não democrática, que transmite conhecimento essencial para o pleno desenvolvimento cognitivo e a vida em sociedade, seria o acesso pelo setor que engloba um grande número de pessoas como a educação; por meio da Secretária da Educação que através da escola os alunos teriam o acesso as informações e até seus pais, com o convite da escola para todos, pais, alunos e comunidade, só assim a transmissão do conhecimento seria eficaz e não haveria a pirataria, pois o material estaria em mãos que garantisse o acesso de qualidade e o conhecimento compartilhado.

Ainda nesse ponto, com as informações transferidas a todos seria possível junto com educadores e arte educadores elaborar projetos, criar situações favoráveis para enfrentar tantos problemas atuais como reciclagem, meio ambiente, aquecimento global, com o uso de tecnologias básicas de acesso a todos como celular, vídeos, utilizando a Arte e a Arte Digital, com idéias pequenas e até caseiras, video feito no celular, história em quadrinhos , peças teatrais, que passasse de pessoa a pessoa, de família a família, de comunidade a comunidade até abranger toda a população, com informações que logo se tornariam significativas e as pessoas passariam a sentir a real necessidade de se mexer de colaborar para o futuro do planeta e da humanidade, não apenas esperar dos governantes ou outras autoridades.

É importante e um direito que todos interajam sobre os acontecimentos do mundo, seja pelas novidades ou os problemas, para que possam refletir, analisar e agir de forma precisa e democrática, para construir um mundo, uma vida de inclusão, participação, e qualidade, juntos colaborando para o melhor sem restrição e disponível a todos.

Um comentário:

  1. A Arte Digital pode ser o caminho para a acessibilidade de informações a todos. Entretanto, temos um fator agravante: como são transmitidas estas informações. Sabe aquela brincadeira do telefone sem fio? Pois é, as pessoas vão ouvindo e vão passando a maneira como interpretaram a informação. Esse é o grande desafio dos artistas: filtrar e informar de uma maneira que todos compreendam. O primeiro passo é a boa formação e informação destes profissionais, os artistas - educadores.
    Por isso a pesquisa, a busca, a leitura, o constante estudo e aprofundamento de assuntos são pontos essenciais para começar. A manipulação de informações e a falta de transparência são grandes agravantes para um público ignorante do seu próprio espaço.

    ResponderExcluir